Este é um conteúdo longo para quem não está habituado com diversos termos e técnicas que serão aqui apresentados, porém fundamentais para que seu site seja exatamente como você espera. Vale a pena ler até o fim!
E como efeito colateral positivo, estar preparado para identificar aproveitadores com propostas de prestação de serviços que quase nada beneficiarão sua empresa contábil e os objetivos que se deseja atingir com o site.
Muitos empresários irão se identificar com exemplos demonstrados aqui, espero que sejam pelos exemplos positivos, mas tenho certeza absoluta que muitos se identificarão com exemplos negativos.
Primeiro erro mais comum
Fazer uma comunicação no site achando que todo mundo entende os termos técnicos do universo fiscal e contábil. É muito comum ter um destaque no site apontando para o serviço de abertura de empresa Simples Nacional.
O contraditório é que em 90% das vezes na descrição da prestação destes serviços não existe nada simples.
É uma sopa de letrinhas que a maioria das vezes os empreendedores que estão procurando uma empresa contábil para fazer a abertura de sua empresa não compreende. Eireli, LTDA, ME, EPP, etc.
Digamos que eu seja um prodígio desenvolvedor de games, esteja procurando uma empresa contábil na internet e em um site eu veja os seguintes tópicos para abertura de empresa:
Escriturações Fiscais, Registro de Entrada, Registro de Saída, Livros Registro de Apuração do ICMS……. Apuração ICMS, IPI, PIS, COFINS, SIMPLES, ISS,)... No segundo site eu veja a seguinte descrição:
Cuidamos de tudo que for necessário para abrir sua empresa startup de games para que você desenvolva jogos incríveis enquanto nós cuidaremos de todos aspectos legais, fiscais e tributários com assessoria completa. Quer entender tudo que oferecemos? Solicite uma avaliação! Qual das duas empresas contábeis conversou com o desenvolvedor de jogos de uma maneira que ele entende?
O que nos leva ao segundo erro mais comum.
Segundo erro mais comum
Achar que com pouco investimento seu site irá fechar sozinho contratos para sua empresa contábil. Comunicar com o público alvo de maneira eficiente, custa caro, pois independente do site é necessário um planejamento estratégico para falar a língua daquele que você quer alcançar.
Isso deve estar definido antes do desenvolvimento do site para que ele seja mais eficiente. Infelizmente a situação inversa é a predominante.
Fica mais caro ainda se sua empresa contábil for generalista, pois atingir diferentes públicos com uma única abordagem é muito difícil.
Os dois pontos acima mostram o quão errado é o conceito sobre indexação orgânica no google.
Terceiro erro mais comum (mas muitas vezes também é o primeiro)
Aparecer no google pagando e sem pagar. Não existe essa de aparecer no google sem pagar!
Pode ser que não se esteja pagando anúncios patrocinados, mas aparecer organicamente e bem posicionado, na maioria das vezes custa mais caro do que pagar direto para o Google.
E é preciso pagar muita coisa! Sabe por quê?
Porquê estar bem posicionado no google, custa ter um
site bem desenvolvido, custa ter
site bem hospedado, custa pagar
uma boa estratégia de SEO de conteúdo, custa pagar um
SEO técnico eficiente, custa tempo (ou seja, dinheiro) achar
empresas sérias com serviços de qualidade e principalmente custa bastante para que um
responsável na empresa contábil esteja envolvido de fato nesses processos que vão indexar o site bem posicionado no google.
Muita gente espera que o site da sua empresa contábil seja bem indexado no google sem se atentar aos processos caros citados anteriormente.
Agora que você sabe que eles existem, vamos exemplificar o porquê de cada um deles. Muitas vezes esse processos são tão interligados que parecem ser a mesma coisa e responsabilidade do mesmo profissional, mas não são.
Site bem desenvolvido.
O site bem desenvolvido vai respeitar as exigências do google e é o que vai permitir que todas as próximas etapas sejam atendidas. Ele deve ser responsivo (se ajustar a qualquer tela), deve ser leve e rápido, deve se preocupar com boas práticas, deve ser seguro, deve ser administrável para que outros profissionais possam trabalhar em conjunto e um bom conteúdo.
Depois que este site bem desenvolvido estiver pronto, ele deve ser bem hospedado.
Uma boa hospedagem para o site da sua empresa contábil precisa ser rápida, com desempenho escalável, configurável em níveis que dificilmente hospedagens mais baratas permitem, precisa ser fisicamente próxima do seu público e deve ter um profissional para cuidar de tudo isso.
Com o site desenvolvido e hospedado, é necessário que ele tenha um bom conteúdo.
SEO de Conteúdo.
É neste momento que um profissional irá inserir o conteúdo pensado de maneira estratégica, no site que já foi desenvolvido especialmente para isso.
Deve se vincular o site aos serviços de monitoramento do google.
Cada uma das páginas deve ser pensada para ser indexada com termos de busca que seu público possa pesquisar. Esse público é o seu Prospect.
Também deve se ter uma estratégia para que uma vez o visitante do site tenha encontrado sua empresa, ele queira ter algum relacionamento com a sua empresa contábil, ele precisa ser direcionado para uma ação em que sua empresa possa iniciar um relacionamento com ele, transformando-o em um Lead (potencial futuro cliente).
Esse conteúdo deve ser o mais empático possível com Lead, para que ele reconheça sua autoridade através do site da sua empresa contábil, uma empresa referência que já o ajudou antes mesmo de ele ser cliente. Essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo.
SEO e Marketing de conteúdo estão intimamente relacionados mas não são a mesma coisa, enquanto o SEO é um conjunto de práticas para que o site da sua empresa contábil seja indexado com os termos de busca determinados, a ação do marketing de conteúdo contém os termos indexados organicamente e entregam uma experiência para que o prospect se transforme em lead.
O marketing de conteúdo não precisa necessariamente começar no aparecimento orgânico no google, ele pode vir de vários lugares, como redes sociais, email-marketing, canais de atendimento ao cliente, etc.
Muitas vezes o site pode estar muito bem indexado para alguns termos de pesquisa, porém não trás um número significativo de visitas, isso não tem nenhuma relação com o desempenho do site em si, mas sim com a definição dos termos de pesquisa presentes no site da sua empresa contábil, o erro se originou no mapeamento desses termos, como o site está preparado, o profissional vai ter que adaptar o conteúdo para os novos termos.
Conteúdo relevante é muito importante e por isso muito difícil de fazer com a exclusividade necessária para sua indexação orgânica.
Mas seu site tem um conteúdo muito bom, só que não indexa da maneira que você gostaria. Pode ser o caso de ter sido bem indexado durante um tempo, mas o google viu que as pessoas clicavam no link para o seu site e rapidamente o abandonavam, então o google entende que esse conteúdo não está agradando tanto assim aos usuários e por isso o posicionamento cai.
Ou pode ser porque a indexação do google leva muitas variáveis em consideração para melhorar o posicionamento do site da sua empresa contábil, e tão obrigatório quanto o conteúdo é o SEO Técnico.
SEO Técnico
É aqui que separamos os homens dos meninos.
O profissional capaz de resolver o SEO Técnico raramente é o mesmo que faz o conteúdo, mas deve ter um ótimo relacionamento com todos os envolvidos, pois quando ele mesmo não puder resolver, vai solicitar alterações no site, no conteúdo, na hospedagem e onde mais o google inventar, porque o google muda as regras do jogo a todo momento.
SEO Técnico, tem uma forte ligação com a velocidade, segurança e boas práticas de desenvolvimento do site da sua empresa contábil.
Para o google, um site veloz é muito importante então por isso ele recompensa com um melhor posicionamento sites rápidos relacionados com os termos de busca feitos pelos usuários.
E independente se o usuário estiver fazendo a busca de um desktop ou de um dispositivo móvel, o google faz sua avaliação principal através da apresentação para dispositivos móveis do seu site.
Tudo isso porque o site tem que ser apresentado o mais rápido possível na internet móvel. E obter uma boa pontuação do google nesses requisitos é bastante complicado. Muitas intervenções de performance precisam ser feitas no servidor de hospedagem, o site deve ser bem leve, com apenas o necessário e isso deixa o desenvolvimento do site muito mais caro.
Tudo que precisa de alta performance é muito minucioso, principalmente nas escolhas de prioridade de investimento, um carro super esportivo por exemplo, tem mais investimento em aerodinâmica ou na potência do motor, e sendo super veloz, precisa de segurança para estabilidade, frear e etc.
Assim é um site que precisa ser veloz, as imagens precisam ser todas com formato e tecnologias adequadas, aqui não há espaço para um site contendo apenas imagens em JPG. Sempre algo precisa ser sacrificado, assim como um carro superesportivo sacrifica os bancos traseiros, um site veloz vai precisar sacrificar alguma coisa, talvez aquele banner cheio de efeitos visuais com vídeo da empresa contábil em background.
Chega ao ponto do site precisar de cópias de seus arquivos espalhadas por servidores ao redor do mundo, para espelhar o site fisicamente mais próximo do seu visitante.
Claro que talvez não seja o caso do site da sua empresa contábil, mas se você quiser todos os pontos de velocidade que o google pode dar, ele não quer nem saber se sua empresa tem ou não clientes ao redor do mundo.
Seu site precisará também de outros quesitos técnicos além da velocidade, se o site não tiver certificado https, vai perder ponto, se seu site tinha uma página indexada e por algum motivo não tem mais e não estiver devidamente configurada informando o google uma página alternativa ou solicitar sua desindexação, seu site perderá pontos, pois a página foi apresentada no resultado da busca e agora não leva a lugar nenhum e como ele não gosta de ter feito papel de bobo na frente do usuário que fez a pesquisa, o site da sua empresa contábil será punido.
Todas as imagens do site deverão ter uma descrição, para que programas assistentes de cegos possam descrever o que não é texto no site. O contraste das cores do fundo com o conteúdo deve atender a um padrão mínimo, o tamanho dos elementos clicáveis na tela do smartphone deve atender a um padrão mínimo, o idioma da página deve ser especificado corretamente.
O site deve ter um arquivo específico para falar para o google o que pode e o que não pode ser indexado, as urls do site devem ser todas únicas e com texto que possa ser comparável ao conteúdo interno do site, sem códigos ou números específicos de programação.
E muito, muito mais coisas que podem ser monitoradas através de várias ferramentas, muitas dessas ferramentas podem ser utilizadas até mesmo por você para saber como está o seu site o monitorar os concorrentes. Uma das mais simples e mais famosas é do próprio google, chamada
PageSpeed Insights. O que nos leva ao próximo apontamento: Empresas sérias e de qualidade.
Empresas sérias e de qualidade.
Como podemos notar com tudo apresentado até agora, a complexidade do assunto é gigantesca e algumas empresas com práticas duvidosas, se aproveitam disso para conseguir abordar o cliente chamando a atenção com algo que ele mesmo consegue constatar.
A ferramenta dá uma pontuação de 0 a 100 para a página do site da empresa com base em sua velocidade. Não muito comum ver sites com pontuação acima dos 80 pontos, por todos os motivos citados acima, mais raro ainda é ver um site pontuar 100 na versão móvel de seu site.
Então a abordagem dessas empresas pode ser algo mais ou menos assim: Olá, estive avaliando seu site na ferramenta do google e ele obteve um desempenho ruim, faça o teste você mesmo e se você quiser melhorar converse conosco.
Ok! Será que a pontuação do seu site é tão ruim assim? Leve em consideração o investimento em todos os pontos relacionados à velocidade mencionados até agora, pois essa ferramenta só aponta velocidade.
Mas como o Google não quer saber o quanto você investiu, seu site pode realmente estar sendo punido na questão velocidade, porém outros fatores devem ser levados em consideração e uma delas é a
velocidade dos sites dos seus concorrentes diretos, aproveite que você foi introduzido ao assunto e compare, compare também a velocidade do site da empresa que está oferecendo o serviço.
Talvez você descubra que seu site está na média neste sentido. Só que agora você ficou com essa pulga atrás da orelha, não tem problema, solicite um orçamento para solucionar o seu problema, mas também peça referências de cases de sucesso com o mesmo investimento, solicite também clientes satisfeitos que possam falar da experiência com a empresa.
Nessa hora pensar no ROI (retorno sobre investimento) é muito importante, questione também sobre a previsão de resultados e como eles serão apresentados.
Muitas vezes a proposta começará com um pacote e o primeiro item do pacote é o desenvolvimento de um site novo, depois outros serviços com um contrato de carência mínima, mas se seu site foi bem desenvolvido você só precisa do trabalho da parte estrutural do SEO Técnico e o do SEO de conteúdo enquanto a empresa cuidar disso para você, então questione se é possível ter algo nesse sentido.
Um caso clássico é aquele em que a empresa manda desenvolver um site novo, recebendo um conteúdo inicial pela empresa que desenvolveu e depois que acaba o contrato ninguém nunca mais alimenta o site com nenhuma informação nova.
Nesse caso o problema não está em desenvolver o site novo, que poderá ser muito bom alias, o problema é achar que o empresário contador irá conseguir alimentar o site de tempos em tempos com informações relevantes que ele realmente é uma autoridade, mas a verdade é que criar conteúdo toma um tempo preciosíssimo que muitas vezes parece que é possível dar conta sozinho sem ajuda de um especialista. Quando na verdade isso é muito difícil.
No entanto deve-se desconfiar quando a empresa não entrega os resultados esperados depois do tempo estipulado, principalmente se ela começar a se esquivar, mas se for uma empresa séria e você ficou satisfeito com as referências, isso não vai acontecer.
Então chegamos num fator muito importante, que é a pessoa da empresa contábil que ficará responsável pelo acompanhamento de tudo isso.
Responsável pelo site na empresa contábil
Numa empresa contábil todo mundo tem que trabalhar muito sincronizado, igual a um reloginho, pois tudo tem prazo e ninguém tem tempo sobrando.
Então quando alguém tem que cuidar de uma coisa não prevista, fatalmente essa pessoa ficará sobrecarregada, entre as tarefas obrigatórias e algo que pode esperar um pouquinho, as tarefas para os clientes sempre terão prioridade. É aí que muitos projetos de sites para empresas contábeis se arrastam, pois é necessário uma pessoa comprometida dentro da empresa contábil que trará todas as demandas, que apontará o que quer com o site, e com muita disposição para gerenciar vários fornecedores, pois raramente uma empresa cuida de todo esse processo de ponta a ponta.
Não são raros os casos de empresas contábeis que começam o processo querendo tudo, só que não conseguem ter disponibilidade para ir até o final e aceitam só em ficar com o site do jeito que deu para fazer.
Agora depois de tudo isso abordado, acredito que você saiba o que esperar do site da sua empresa contábil, pois cada um dos processos direcionam para um site cada vez melhor, mas é preciso saber o que priorizar e o que sacrificar.
Novamente usando a alegoria do carro super esportivo, para que ele serve se o objetivo é passear no campo com a família quando se tem quatro filhos e um cachorro.
Para saber o que esperar do site da sua empresa contábil, primeiro é necessário se fazer algumas perguntas:
Qual é o objetivo do site?
Se for aparecer no google, aparecer como e para qual público?
Quanto você quer investir no seu site?
Existe alguém disponível a levar esse projeto até o final?
Existe um prazo final estipulado, seja pelo fornecedor ou pela empresa contábil? Com as respostas dessas perguntas qualquer um saberá exatamente o que esperar de um site contábil e com os fornecedores certos isso deve se concretizar.
A Neo Solutions desenvolve sites desde 2003, atualmente temos o
Neo Site Contábil, um produto voltado a empresas contábeis que precisam de sites, pronto para que o profissional que cuida do SEO de Conteúdo possa fazer a sua parte, com ótimo desempenho quando hospedado em um ambiente adequado e fica melhor ainda se um profissional de SEO Técnico cuidar dessa parte.
O Neo Site Contábil é administrável e responsivo, tem duas versões, a
PADRÃO onde é possível escolher as cores para se adequar a identidade visual da empresa e a versão
PERSONALIZADA onde o visual do site é desenvolvido exclusivamente para a empresa contábil contratante e com possibilidade de desenvolvimento de ferramentas exclusivas mediante a um orçamento.
Ficou interessado?
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O que esperar de um site para uma empresa contábil? Este artigo tem como objetivo, esclarecer diversos pontos referentes ao site de uma empresa contábil.
Pontos que nunca são abordados por conta da complexidade técnica ou má fé mesmo.