Pergunte para qualquer empresário da área contábil sobre inadimplência e a resposta sempre será algo parecido com:
"Quando as coisas apertam, o honorário contábil é o primeiro a ser sacrificado." Então é fundamental para a saúde financeira de uma empresa contábil, ter um planejamento de controle da inadimplência e ferramentas que auxiliem nesse controle.
A primeira questão que devemos ter muito bem resolvida para poder executar qualquer que seja o planejamento, é saber exatamente
quanto, quem, por quanto tempo e por quais serviços existem
honorários vencidos a receber.
Faça o seguinte exercício, tente obter essas informações agora. Se isso for uma tarefa complicada, seu processo de controle de inadimplência está comprometido.
Com esse diagnóstico em mãos é necessário identificar o que são dividas pontuais e o que são casos problemáticos que precisam de uma atenção diferenciada,
É necessário ter todos os dados em mãos de maneira clara para poder apresentar ao cliente, e também uma abordagem bem definida para a proposta de solução do problema.
Independente de serem casos pontuais ou problemáticos,
a empresa deve ter uma postura muito clara e transparente referente à cobrança dos honorários vencidos e nunca deixar de cobrá-los com os devidos encargos. Não devendo ser tratado como tabu, pois em qualquer outro segmento, o não pagamento de fornecedores ou serviços, é cobrado com multa e juros e em casos extremos, cortes e protestos dos valores devidos.
Desde o inicio, cada cliente deve ser educado a perceber que o serviço prestado é relevante e que a empresa contábil é parceira estratégica e quando existe uma sinergia neste relacionamento, o resultado é diretamente refletido no produto do cliente.
Esse é o cliente que com certeza possui apenas atrasos pontuais, e quando recebe uma notificação de débitos em aberto, ele se importa, e não se utiliza do atraso no pagamento de honorários como manobra financeira.
Já o cliente que não enxerga o valor no serviço prestado, quando se encontra em dificuldades, tende atrasar mais e mais, quando é esse o caso,
devemos fazer uma análise profunda e considerar se ele não é um caso que prejudica a saúde da carteira de clientes.
Defina um prazo máximo para os honorários vencidos serem notificados como cobrança inadimplente, informe as faturas em aberto e valores calculados atualizados.
E o mais importante, seja fiel a essas regras! A Neo Solutions é desenvolvedora do sistema Financeiro de Faturamento e Cobrança, que além de controlar todo o seu contas a pagar e a receber, tem uma funcionalidade exclusiva de carta de cobrança personalizada com todos os débitos em aberto, que pode ser enviada em lote para todos os clientes inadimplentes. O sistema tem muitas outras automações para a cobrança e o financeiro da sua empresa.
Se você ficou interessado no Neo Fatura, solicite uma demonstração preenchendo o formulário abaixo:
Compartilhe:
Controlando a inadimplência É fundamental para a saúde financeira de uma empresa contábil, ter um planejamento de controle da inadimplência e ferramentas que auxiliem nesse controle. Saiba como!