Se o processo de faturamento e cobrança de todos os clientes da sua contabilidade demora mais de 24h, sua empresa contábil está perdendo dinheiro.
Fique atento aos horários de funcionamento devido ao ano novo:
Na Segunda-feira 30/12/2024, atendimento até às 12:00. Terça-feira dia 31/12/2024 e Quarta-feira dia 01/01/2025 não haverá expediente!
Retornaremos em nosso horário normal na Quinta-Feira 02/01/2025.
Para aqueles que forem fazer esta pausa, a Neo Solutions deseja um bom descanso!
A gestão de recursos de uma empresa define sua eficiência.
Se seus colaboradores passam muito tempo em rotinas que já foram mapeadas e sistematizadas para maior eficiência em processos automáticos, fazer de outra maneira é ir contra a produtividade.
É preciso mudar o modo de operar do departamento de cobrança e se adaptar.
No processo de cobrança e faturamento os recursos humanos devem ser empregados em funções onde exijam capacidade de negociação, onde a autonomia do colaborador consegue identificar o que é melhor para empresa.
Ou seja, mais tempo desse colaborador deveria ser dedicado para recuperação títulos atrasados e dos inadimplentes.
Se esse colaborador perde uma semana num processo faturamento e cobrança que com a ferramenta certa ele demoraria menos de 24h, quando ele irá cuidar de casos delicados, como atrasados e inadimplentes?
Provavelmente não sobra tempo para isso! E esses casos que teriam solução se tratados de forma preventiva, acabam tendo atenção quando já estão no seu limite com pouca margem para recuperação.
Com processos muito bem definidos, a ferramenta certa e um colaborador do departamento de cobrança treinado.
Simples Assim!
Tenho certeza que muitas perguntas estão passando na sua cabeça neste exato momento, então para exemplificar detalhadamente vou representá-las e respondê-las passo a passo abaixo:
Sua empresa presta serviços para os clientes, com cobrança recorrente de valores e regras de reajustes definidas e celebradas por um contrato. Certo?
Essas regras estão devidamente parametrizadas no sistema, de maneira que quando chega a data de fazer o faturamento, com poucos cliques todas as faturas são geradas automaticamente, mesmo que os valores sejam diferentes para cada contrato e mesmo que existam lançamentos de serviços extras.
Os colaboradores que fazem os serviços extras, lançam os mesmos no sistema dentro do prazo vigente estipulado pela empresa.
Desta maneira quando o colaborador do departamento de cobrança iniciar o processo de faturamento, os serviços extras do mês vigente de todos os clientes já estarão lançados.
Com os dados do faturamento, o sistemas se conecta automaticamente com o sistema de emissão de NFS-e da prefeitura emitindo as notas para todos os clientes configurados para emissão.
Assim todas as notas já estarão emitidas sem que nenhum colaborador precise entrar no site da prefeitura.
Sim. E esse é o único motivo pelo qual todo o processo não é ainda mais rápido.
O sistema gera o arquivo remessa que é enviado ao banco com todos os boletos que devem ser criados e registrados.
Porém o banco só disponibiliza esses boletos através do arquivo retorno no primeiro horário do dia seguinte.
Como arquivo retorno de volta no sistema a cobrança já está pronta para ser enviada para o Cliente.
Simples, acompanhe o exemplo, se o colaborador iniciou todo o processo de faturamento e cobrança às 14 horas da segunda-feira enviando arquivo remessa para o banco às 16 horas e quando ele voltar para o trabalho às 09 horas da manhã do dia seguinte e com o arquivo retorno do banco já no sistema, basta ele disponibilizar a cobrança na nuvem para o cliente.
Ou seja, digamos que esse processo finalize às 10 horas da manhã, o processo todo foi executado das 14 horas até as 10 horas da manhã do dia seguinte, somando um total de 20 horas.
Contudo, o colaborador não precisou ficar essas 20 horas presos no processo, pois quando terminou o expediente dele, ele foi para a casa e retornou no dia seguinte. Supondo que o colaborador terminasse o expediente às 18 horas, tempo total do colaborador dedicado ao processo de faturamento e cobrança foi de 6 horas.
Com tudo isso organizado automaticamente no sistema, disponibilizar a cobrança na nuvem de todos os clientes de uma vez, demora apenas alguns segundos.
Após isto o cliente já será capaz de entrar no seu ambiente de nuvem e fazer o download de um arquivo pdf único contendo:
1- Fatura com a descrição dos serviços prestados;
2- Boleto para pagamento;
3- NFS-e.
Tudo isso sem que o colaborador precise salvar pdfs de boletos faturas e notas fiscais de cada cliente, pois o sistema combina todos os dados de faturamento do mês vigente, com o boleto do seu banco e a NFS-e em um arquivo único para todos os clientes de uma vez.
Gerando uma experiência muito parecida com a fatura do cartão de crédito em que os gastos e o boleto estão juntos, só que nesse caso, seu cliente recebe junto a NFS-e também.
E continuando neste mesmo exemplo de experiência, a fatura também possui o logo da empresa no topo do documento e com marca d’água, transmitindo muito mais profissionalismo e mostrando que sua empresa também cuida do branding.
No momento em que a cobrança já está disponível na nuvem, o sistema começa a enviar notificações para os emails de todos os clientes com o link para download da cobrança.
E mesmo que ele não faça o download do PDF único com fatura, boleto e NFS-e, quando o cliente entrar no internet banking dele essa cobrança estará lá pendente através do DDA.
Sem mencionar o aperfeiçoamento e aumento na eficiência dos processos básicos de gestão da sua cobrança, sua empresa contábil libera o recurso humano tão caro, para desempenhar tarefas mais delicadas, como mencionadas anteriormente sobre cobrar clientes atrasados (coisa que a ferramenta certa também consegue ajudar e muito) e recuperar inadimplentes.
Mas não é só isso, pois o sistema também é integrado contendo o Financeiro, com contas a pagar e a receber.
Então uma vez que o cliente paga o boleto, basta pegar diariamente o arquivo retorno no seu banco, importar dentro do sistema que todos os boletos pagos terão a baixa automática no contas a receber.
Sem a necessidade de ficar conferindo título por título.
O aumento da produtividade da sua empresa vai muito além de gerar e disponibilizar a cobrança.
Com a ferramenta certa sua empresa também tem aumento de eficiência ao fazer a gestão dela no financeiro, organizar os contratos, reajustar honorários de maneira igualmente eficaz e enviar cartas de cobrança personalizadas em lote.
Com todos os processos sistematizados mencionados aqui as possibilidades de erros humanos diminuem drasticamente, porque o colaborador não tem um desgaste mental de repetir uma grande quantidade de tarefas, cliente por cliente, pois as tarefas repetitivas foram automatizadas.
Se sua empresa contábil demora mais de 24 horas para fazer todo o processo de faturamento e cobrança com emissão de NFS-e, podemos afirmar que a ferramenta certa, o sistema que irá transformar os departamentos financeiros, faturamento e cobrança da sua empresa contábil é o Neo Fatura.
O Neo Fatura permite que o colaborador trabalhe remotamente.
Para maior comodidade no momento de implantação o Neo Fatura importa o seu cadastro de clientes dos maiores sistemas de Escrita Fiscal do mercado, desta maneira você continua administrando o cadastro de clientes no seu sistema preferido que o Neo Fatura importa.
O Neo Fatura é capaz de emitir Notas Fiscais de Serviço eletrônicas automaticamente para mais de 500 cidades do Brasil.
O Neo Fatura emite boletos automaticamente através de qualquer banco do país.
Sua empresa pode emitir boletos através de contas correntes e bancos diferentes no mesmo processo de cobrança.
Sua empresa pode mudar o banco da emissão dos boletos facilmente sempre que precisar.
Permitindo negociar taxas mais baixas de boleto com os bancos.
O Neo Fatura não é um gateway de pagamentos, por esse motivo os boletos são da sua conta bancária sem intermediários caindo diretamente na conta sem que haja prazos ou cobrança de porcentagens para resgate do dinheiro.
As únicas taxas são as que a sua empresa negocia com o seu banco preferido em relação ao registro e manutenção desses boletos.
O Neo Fatura pode ser usado sem limites de colaboradores usuários ou de clientes cadastrados.
Oportunindade de novos negócios, pois com o tempo economizado é possível oferecer a prestação de serviços de tercerização do contas a pagar da empresa do seu cliente.
O Neo Fatura não atende apenas empresas contábeis é um sistema financeiro de faturamento e cobrança para empresas prestadoras de serviços. Portanto seus clientes dessa categoria também podem contratar o Neo Fatura.
Solicite uma demonstração sem compromisso preenchendo o formulário abaixo
Se o processo de faturamento e cobrança de todos os clientes da sua contabilidade demora mais de 24h, sua empresa contábil está perdendo dinheiro.