Para isso, vamos exemplificar o processo de cobrança mais comum nas empresas contábeis.
Como o fluxo de prestação de serviço é bastante previsível depois que o cliente já está estabelecido, na maioria dos casos o valor a ser cobrado pelos honorários não sofre alterações.
Então todos os meses existe um rotina de cobrança na empresa contábil que se repete exatamente como no mês anterior, e dependendo do número de clientes este processo demanda mais de um colaborador gastando um grande tempo com algo que poderia ser automatizado.
Tudo começa com o faturamento onde todos os serviços prestados aos clientes são listados e descritos em faturas com valores, uma a uma essas faturas são transformadas em arquivos pdf ou impressas.
Depois de posse desses valores chega o momento de gerar os boletos para cada cliente, então novamente um por um os boletos são gerados no internet banking da empresa e esses boletos são transformados em pdf ou impressos.
Se o envio for digital o colaborador vai criar um novo email para um cliente, digitar o assunto do email, uma saudação ao cliente, informar que este email é referente aos serviços prestados pela empresa contábil, e sua cobrança, encontrar o arquivo pdf da fatura, o arquivo pdf do boleto, anexá-los ao email, e enviar, depois repetir este processo para cada cliente.
Se for enviado pelo correio, aí que é um sofrimento mesmo, pega a fatura junta com o boleto, coloca no envelope, cola o envelope, imprimi as etiquetas com o endereço dos clientes, cola no envelope.
Como este processo é repetido por várias e várias vezes todos os meses, sempre existe o risco de uma falha humana, enviar os documentos de um cliente para outro, enviar duas vezes para o mesmo cliente, e acabar não enviando nada para outro cliente e assim por diante. Neste exato momento você deve estar pensando na quantidade de clientes que você possui e quantas vezes isso já deve ter acontecido. Se não aconteceu nenhuma vez, que bom!
Mas mesmo assim é um trabalho demorado, repetitivo que ocupam pessoas qualificadas com tarefas que poderiam ser feitas de maneira muito mais eficiente.
E se em vez de toda essa trabalheira, sua empresa contábil pudesse ter a cobrança feita por apenas 1 colaborador, e em menos de 24horas o boleto, a fatura com a relaçõa dos serviços prestados e a nota fiscal eletrônica de serviço estivem disponíveis no ambiente de nuvem do seu cliente que já recebeu uma notificação por email com o link para fazer o download da cobrança com todos esses documentos combinados em um único arquivo pdf, não seria uma maravilha?
Exatamente como as grandes empresas citadas no começo deste texto.
Tudo que é repetitivo é passível de automação, e sendo automatizado pode liberar o colaborador para tarefas que necessitam maior atenção, como por exemplo, negociar com clientes inadimplentes para que as receitas retornem para a empresa.
Em alguns casos colaboradores podem até ser realocados para outra função, pois o processo fica muito mais ágil e recursos da empresa são poupados.
Estes são motivos bastante contundentes para considerar a automatização no seu processo de cobrança. Para isso basta ter um sistema pensado exclusivamente para empresas contábeis. O Neo Fatura da Neo Solutions é exatamente isso.
Se você ficou interessado, solicite uma demonstração do Neo Fatura preenchendo o formulário abaixo:
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Por que automatizar sua cobrança? Para aumentar a produtividade e reduzir custos é óbvio! Mas que tal entender realmente como isso vai acontecer no seu dia a dia? Para isso, vamos exemplificar o processo de cobrança mais comum nas empresas contábeis